Sócia de BFSA, assessora e orienta empresas e entidades setoriais nas áreas de direito internacional econômico com ênfase em questões de comércio internacional, contratos, investimentos e aspectos operacionais do comércio exterior.

Ao longo de sua carreira, esteve envolvida em uma grande variedade de negócios e questões jurídicas, tanto a jurisdição brasileira, quanto a estrangeira.

Sua atuação como advogada foi reconhecida como Who’s Who em International Trade (2022).

Com trajetória profissional extensa, Karla possui experiência em: liderança de equipes multidisciplinares; participação em comitês e conselhos de gestão de entidades e grupos público-privados; definição estratégica e supervisão de estudos; análises e posicionamentos sobre temas relacionados ao comércio e investimentos internacionais; direito internacional e relações governamentais.

Formada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), é mestre em Relações Internacionais pela Fletcher School of Law and Diplomacy e doutora em Direito do Comércio Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

Estudiosa de temas de direito internacional e comércio internacional, é professora de direito na ESPM, foi pesquisadora e diretora do Instituto de Direito do Comércio Internacional e Desenvolvimento – IDCID, vinculado à USP, bolsista da Fundação Ford e mais recentemente pesquisadora do Centro Brasileiro de Relações Internacionais - CEBRI. Possui diversos artigos e capítulos de livros publicados.

 

Sócia de BFSA, representa empresas e entidades nas áreas de Direito do Comércio Internacional, Direito Aduaneiro e Direito Econômico e Concorrencial.

Trabalhou em grandes escritórios de advocacia brasileiros representando clientes brasileiros e estrangeiros em investigações de defesa comercial, seja perante o governo brasileiro, seja no exterior, em temas relacionados a imposto de importação, contratos internacionais e direito aduaneiro. Também possui ampla experiência em processos administrativos e atos de concentração no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

É Bacharel em Direito, Mestre em Direito Internacional e Doutora em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (USP), além de especialista em comércio internacional e investimentos pela Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires (UBA). Participou do Programa de Formação Complementar e Pesquisa em Comércio Internacional na Delegação do Brasil junto à Organização Mundial do Comércio (OMC) e a outras Organizações Econômicas em Genebra.

Foi pesquisadora e diretora do Instituto de Direito do Comércio Internacional e Desenvolvimento – IDCID, vinculado à USP. Atualmente, é professora em cursos de MBA e de pós-graduação, com ênfase em direito do comércio internacional, direito aduaneiro e tributação. Também é autora de diversos artigos acadêmicos e capítulos de livros.

Sua atuação como advogada foi reconhecida em publicações como Who’s who, Chambers and Partners e Análise 500, bem como pelo governo brasileiro, que a indicou como painelista no Órgão de Solução de Controvérsias da Organização Mundial do Comércio (OMC) (2017 a 2020).

Bernardo Ribeiro é advogado. Formado pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da Universidade de São Paulo. Possui experiência profissional na área de comércio internacional, tendo participado de casos de Defesa Comercial e de Direito Aduaneiro. Como pesquisador investiga, prioritariamente, as relações entre o comércio internacional e a economia digital. Contribuiu para o Online repository of contributions to the Policy Hackathon on Model Provisions for Trade in Times of Crisis and Pandemic da ONU. Foi presidente do Núcleo de Estudos de Direito Internacional de Ribeirão Preto (NEDIRP), onde organizou eventos, grupos de estudo e publicações.

Letícia Batista é estagiária de Direito. É estudante na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (USP) em dupla diplomação pela Università degli studio di Camerino (Unicam), na Itália.

Formado em Administração de Empresas e Gestão pela Faculdade de Economia e Negócios da Universidade Nacional de General San Martin (UNSAM). Foi funcionário da Direção de Concorrência Desleal, no âmbito do Ministério da Indústria, Comércio e Pyme, integrando o Grupo Técnico de Negociações UE-MERCOSUL e a Rodada de Doha (OMC).

Economista formado pela UFRJ e mestre em Economia (ênfase em Econometria Aplicada) pela UFRGS. Com mais de 20 anos de experiência nas áreas de defesa da concorrência, defesa comercial e regulação. Atuou por 7 anos como coordenador e coordenador-geral na Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda (SEAE/MF). Foi Gerente de Projetos da empresa Placon entre 2007 e 2009, associado e sócio da FA Consultoria Econômica entre 2008 e 2016. Desde então atua através da M&A Consultoria Econômica, da qual é sócio. Especialista nas áreas de Defesa Comercial, Defesa da Concorrência, Regulação e Métodos Quantitativos. Atuou em casos de defesa comercial nos setores: químico, têxtil, calçados, talheres, siderúrgico e outros.